Os sociais-democratas querem ouvir o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e o responsáveis do SIRP e da segurança Interna.
Corpo do artigo
O deputado social-democrata José de Matos Correia disse à agência Lusa, esta segunda-feira, que o PSD quer chamar à comissão parlamentar de Defesa Nacional o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o general Pina Monteiro, o secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), José Júlio Pereira Gomes, e a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda.
TSF\audio\2017\07\noticias\18\matos_correia_23h
O PSD não descarta a possibilidade de voltar a chamar à comissão de Defesa Nacional o ministro da tutela, Azeredo Lopes, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, "em função do que for dito na reunião" da comissão parlamentar, "porquanto tudo isto tem que ser apurado e todos os esclarecimentos têm que ser dados".
Foi anunciada, esta segunda-feira, a reintegração dos cinco comandantes que tinham sido afastados dos cargos por Rovisco Duarte para não perturbar as averiguações internas sobre o furto. Ficou também a saber-se que o material que ainda se encontra nos Paióis Nacionais de Tancos vai ser transferido para outros paióis.
O furto de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos, Vila Nova da Barquinha, Santarém, foi divulgado pelo Exército no dia 29 de junho. Entre o material de guerra furtado estavam granadas, gás lacrimogéneo e explosivos.