Último ataque ao Facebook atingiu quase 30 milhões de contas. Saiba se foi afetado
Rede social revelou, em comunicado, que o ataque utilizou a lista de amigos de 400 mil pessoas para aumentar o raio de ação. Em setembro, rede social falava em 50 milhões de utilizadores afetados.
Corpo do artigo
O Facebook revelou, na tarde desta sexta-feira, que o mais recente ataque à rede social afetou cerca de 30 milhões de utilizadores.
Segundo um comunicado divulgado pelo gigante das redes sociais, os autores do mais recente ataque utilizaram as listas de amigos de 400 mil pessoas para roubar os dados de acesso de quase 30 milhões de pessoas.
Os responsáveis pela rede descrevem o processo, esclarecendo que "os atacantes utilizaram parte da lista de amigos destas 400 mil pessoas para roubar tokens de acesso de 30 milhões de utilizadores. Para 15 milhões de pessoas, os atacantes acederam a dois conjuntos de informação: nome e detalhes de contato, que incluem número de telemóvel, e-mail ou ambos (dependendo do que disponibilizam nas suas contas). Para 14 milhões de utilizadores, os atacantes acederam aos mesmos dois conjuntos de informação, bem como outros detalhes incluídos nos seus perfis e que incluem nome de utilizador, género, idioma, estado civil, religião, cidade natal, cidade atual, data de nascimento, tipo de dispositivos usados para aceder ao Facebook, habilitações literárias, emprego, últimos 10 locais visitados, nos quais efetuou check-in ou foi identificado, websites, pessoas e páginas que seguem e as 15 pesquisas mais recentes. Para o restante milhão de pessoas, nenhum dado foi comprometido."
Na mesma nota, o Facebook garante que este ataque não incluiu outras aplicações que utilizam serviços da rede ou que pertencem à mesma, nomeadamente o Messenger, Instagram, Whatsapp, Oculus, Workplace, Páginas, Payments e aplicações de terceiros ou de publicidade.
Fui afetado/a?
Para saber se foi afetado, pode aceder ao Centro de Ajuda do Facebook. No fundo da página, deverá encontrar uma caixa azul com a pergunta:
A minha conta de Facebook sofreu algum impacto com esta falha de segurança? (Is my Facebook account impacted by this security issue?)
Caso não tenha sido afetado, a resposta será algo como "Com base no que sabemos até agora, a sua conta não foi afetada. Se descobrirmos que há mais contas de Facebook afetadas, iremos fazer reset aos seus tokens de acesso e notificar os utlizadores." (Based on what we've learned so far, your Facebook account has not been impacted by this security incident. If we find more Facebook accounts were impacted, we will reset their access tokens and notify those accounts).
A rede social promete enviar, nos próximos dias, mensagens aos afetados a detalhar todos os dados comprometidos.
Este ataque ocorreu no final de setembro , sendo que nessa altura o Facebook anunciou que o número de contas afetadas seria de cerca de 50 milhões, número que é agora reduzido para quase metade.