Estão a decorrer esta tarde operações de resgate na pedreira de Borba, onde um deslizamento de terras fez pelo menos dois mortos.
Corpo do artigo
O comandante José Ribeiro, dos bombeiros de Évora, diz que "cada ação tem de ser muito ponderada, muito bem avaliada" para garantir as condições de segurança dos profissionais no terreno na pedreira de Borba.
"A situação é instável", assume, pelo que não está excluída a hipótese de ocorrerem mais derrocadas.
Há 60 operacionais no terreno, entre elementos da Proteção Civil, engenharia militar, especialistas em Geologia e Minas e técnicos de extração de mármore.
O objetivo esta tarde será fazer a drenagem da água do poço, resgatar os corpos das vítimas e tentar identificar viaturas que caíram para o interior da pedreira depois do colapso da estrada.
TSF\audio\2018\11\noticias\20\jose_ribeiro_1_operacoes
"No local onde estão as duas vítimas já confirmadas vamos instalar motobombas de grande capacidade para drenar a água e ,se as condições de segurança o permitirem, vamos iniciar uma delicada operação de desencarceramento e desobstrução com apoio de uma grua."
"Em simultâneo, no local da pedreira onde ocorreu a derrocada mais significativa (...) vamos utilizar um equipamento de deteção que nos permita identificar o local onde está a ou as viaturas".
TSF\audio\2018\11\noticias\20\jose_ribeiro_2_moroso_e_dificil_apelo
Pelo menos duas pessoas morreram no deslizamento de terras que esta segunda-feira provocou o abatimento da antiga estrada nacional entre Borba e Vila Viçosa.
As autoridades desconhecem, para já, o número de pessoas desaparecidas, mas sabe-se que uma retroescavadora e duas viaturas foram arrastadas para o interior da pedreira com 50 metros de profundidade.
[Notícia atualizada às 15h50]
LER MAIS:
Ministério Público instaura inquérito para apurar circunstâncias de derrocada
Resgate na pedreira: um trabalho de paciência, com prioridade para a segurança
"Muitas estradas nacionais foram entregues às câmaras municipais em más condições"
"Uma experiência única." O relato de quem guiava visitas turísticas à pedreira fatal de Borba
Estrada "era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados"
Bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que deslizamento de terra era previsível
Câmara de Borba dá apoio a familiares das pessoas desaparecidas
"Estou tranquilo". Autarca de Borba diz que estrada "era segura"