Presidente da República deixou uma palavra de afeto às famílias das vítimas e recordou que passou várias vezes naquele troço.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se esta terça-feira a Borba, onde um troço da estrada que liga Vila Viçosa a Borba abateu. Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado elogiou o esforço das autoridades, que estão a realizar uma complexa operação de busca e resgate.
"Pude informar-me do que está pensado ser feito ao longo do tempo, assim seja possível em termos das condições meteorológicas. Naturalmente, ouvi e apoiei o esforço que está a ser feito pela Proteção Civil, INEM, Município e freguesia", disse Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, já depois de regressar do local da tragédia.
O Presidente apresentou as condolências às famílias das vítimas, pedindo "paciência" em nome da segurança "aos que querem respostas rápidas". Marcelo esclareceu ainda que vai estar em contacto com a autarquia de Borba.
"Tenciono estar com as famílias das vitimas mortais logo que receba a noticia da data dos funerais", disse.
As autoridades estão a drenar a água do poço com motobombas de grande capacidade para tentar resgatar os corpos das vítimas e tentar identificar viaturas que caíram para o interior da pedreira depois do colapso da estrada.
Pelo menos duas pessoas morreram no deslizamento de terras que esta segunda-feira provocou o abatimento da antiga estrada nacional entre Borba e Vila Viçosa.
As autoridades desconhecem, para já, o número de pessoas desaparecidas, mas sabe-se que uma retroescavadora e duas viaturas foram arrastadas para o interior da pedreira com 50 metros de profundidade.
LER MAIS:
Marcelo Rebelo de Sousa visita pedreira de Borba
Três homens dados como desaparecidos podem estar entre as vítimas da derrocada
Ministério Público instaura inquérito para apurar circunstâncias de derrocada
Resgate na pedreira: um trabalho de paciência, com prioridade para a segurança
"Muitas estradas nacionais foram entregues às câmaras municipais em más condições"
"Uma experiência única." O relato de quem guiava visitas turísticas à pedreira fatal de Borba
Estrada "era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados"
Bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que deslizamento de terra era previsível
Câmara de Borba dá apoio a familiares das pessoas desaparecidas
"Estou tranquilo". Autarca de Borba diz que estrada "era segura"