"Se as pessoas tivessem presentes algumas das imagens" transmitidas no relatório podiam evitar-se acidentes futuros, considerou Xavier Viegas, no Fórum TSF.
Corpo do artigo
O autor do relatório da Universidade de Coimbra sobre o incêndio de Pedrógão Grande considera que é essencial a divulgação do capítulo seis na íntegra, para que se perceba o que se passou e se evite a repetição das falhas.
Em declarações no Fórum TSF, Domingos Xavier Viegas insistiu que não aceita o argumento de que é necessário defender a privacidade das pessoas, uma vez que estão em causa factos públicos.
TSF\audio\2017\11\noticias\29\xavier_viegas_2_visao_completa
Apesar de respeitar a posição da Comissão Nacional de Proteção de Dados, Xavier Viegas entende que o relatório devia ser divulgado ao público na íntegra, até porque "há lições" a retirar do que aconteceu, "aspetos que devem ser apreendidos".
TSF\audio\2017\11\noticias\29\xavier_viegas_1_respeita,_mas_nao_concorda
O coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra assume que, através do cruzamento de dados, é possível saber quem são as pessoas mencionadas no relatório.
No entanto, ressalva, a divulgação dessas informações tem sido autorizada por parte dos familiares das vítimas. "Até agora todos os contactos que fizemos foram positivos."