Sextorsion: GNR lança campanha sobre extorsão sexual na internet

O vídeo divulgado esta semana na página de Facebook da Guarda Nacional Republicana alerta para um fenómeno que está a preocupar as autoridades.

A GNR acaba de lançar no Facebook o primeiro de um conjunto de vídeos para alertar os mais jovens para a má utilização da internet. Sextorsion - extorsão sexual - é o tema.

Ela mete conversa com ele num chat de uma rede de encontros amorosos. Ele vê as fotos dela, acha-lhe piada. Ela pede para serem amigos no Facebook. Ele aceita e ela fica com acesso aos dados dele. Amigos, família, está tudo lá. Depois, ela convence-o a tirar a roupa em frente à câmara do computador. Ela grava o vídeo onde ele se despe. E a partir daqui, tem nas mãos a ferramenta para o chantagear, sob a ameaça de fazer chegar aquele vídeo onde ele não quer.

O tenente-coronel Paulo Santos explica que esta é uma prática para extorquir dinheiro através da internet.

São apanhados na teia quer homens, quer mulheres, garante este especialista da GNR em cibersegurança, sublinhando também que este é um fenómeno que atinge quer os mais novos, quer os mais velhos.

Sextorsion resulta de uma parceria da GNR com a Pantallas Amigas, uma organização espanhola que serve para promover o uso seguro das novas tecnologias.
Os próximos vídeos vão abordar temas como o furto de identidade, a exploração infantil e o cyberbulling.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de