
Global Imagens
Mais dinheiro para a cultura e a contratação de quase 600 enfermeiros. No dia das mentiras alguém enviou 2 emails - supostamente de endereços oficiais - dando conta destas novidades.
A notícia da contratação dos enfermeiros veículada pela Lusa foi replicada em vários sites. A TSF chegou a dar essa informação, mas ficou entretanto claro que tudo não passou de uma brincadeira do 1 de abril.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) garante que não emitiu o comunicado que lhe foi hoje atribuído, relacionado com a contratação de quase 600 enfermeiros e afirmou que vai investigar se houve violação do seu sistema informático.
Um suposto comunicado enviado por e-mail tinha como remetente a ARS-N com logótipo, endereço eletrónico de origem e telefone do organismo indicava que se encontrava "encerrado" o processo de contratação de 569 enfermeiros para exercerem funções nos cuidados de saúde primários na região e acrescentava que os novos profissionais iriam iniciar funções a 01 de maio.
Este episódio aconteceu no mesmo dia em que o gabinete do secretário de Estado da Cultura declarou «falso» um e-mail com um endereço eletrónico do Governo, que dava conta de mais verbas para a cultura.
O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros negou que o Governo esteja sob ataque informático, esclarecendo que os comunicados falsos enviados a partir de 'emails' oficiais têm origem na apropriação indevida dos endereços eletrónicos.
À Agência Lusa, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, esclareceu que a situação teve origem no recurso a um 'fake mail', um email falso que permite enviar emails como se estes tivessem origem em endereços válidos. O 'fake mail', adiantou, terá sido enviado a partir de um servidor alojado na República Checa.