O presidente da Câmara de Viana está confiante de que o mar, da praia de Castelo de Neiva que nos últimos dias avançou cerca de cinco metros, será travado antes de causar danos maiores.
Corpo do artigo
Por agora há apenas uma casa em risco, mas outras duas habitações também poderão ser afectadas pelo avanço do mar na praia de Castelo de Neiva.
O mar já avançou cerca de cinco metros sobre o cordão de dunas. Ainda assim, o presidente da Câmara de Viana de Castelo, José Maria Costa, está confiante de que o mar será travado antes de causar danos maiores, compreende a aflição de quem ali mora.
«Nos últimos dias, fruto do temporal que tem havido e das marés vivas, houve o recuo de uma duna próximo do Portinho de Pedra Alta, em Castelo de Neiva. E neste momento há uma casa que está em risco e que é habitada, mas pensamos que se vão conseguir reunir as condições para a sua protecção», referiu.
O autarca José Maria Costa explicou à TSF que diligências já foram tomadas.
«Já informámos e pedimos a intervenção urgente por parte da Administração Regional, no sentido de ser feita uma intervenção de consolidação de uma parte do murete de suporte. Esta zona está também sujeita a uma intervenção do programa Polis Litoral e, esperamos, que nesse âmbito possa ser efectuada uma intervenção mais profunda», revelou o autarca.