Autoridades chinesas retiram milhares de pessoas de região atingida por tufão (vídeo)
As autoridades de várias cidades nas províncias de Guangdong e Hainan retiraram mais de 158 mil pessoas devido à chegada do tufão Utor, que chegou hoje à tarde a essa região da China.
Corpo do artigo
[youtube:-zIpYFHZt-A]
A maioria dos retirados - cerca de 98.000 - são habitantes da ilha tropical de Hainan (sul), enquanto mais de 60.000 residem na cidade de Maoming, localizada no sul da província de Cantão, um município que será, provavelmente, dos mais afetados pelo tufão.
As pessoas deslocadas à força são principalmente idosos e residentes em barcos de pesca, abrigos improvisados ou «outras estruturas instáveis», informa a Xinhua.
Utor, o décimo primeiro tufão a atingir a China este ano, chegou a território chinês às 15.30 hora local na quarta-feira (07.30 TMG) no município do distrito de Yangxi, localizado a oeste de Cantão, com rajadas de 151,2 km por hora no centro da tempestade.
Espera-se que o tufão avance para o oeste, de Cantão para Guangxi, onde fortes chuvas cairão nos próximos quatro dias.
A China ativou o mais alto nível de alerta perante a chegada do tufão e ordenou o envio de equipas para o sul do país para dirigir os esforços com vista à prevenção de desastres.
Durante a sua passagem pelas Filipinas, Utor causou pelo menos quatro mortes e o desaparecimento de mais onze, com ventos de 150 quilómetros por hora e rajadas até 185 quilómetros por hora.