
Global Imagens
Por precaução, foi alargada por mais dois dias a proibição de tomar banho de mar nas duas praias em Quarteira. Nesta altura, já não há descarga de poluentes para as duas praias.
De hipótese passou a decisão final. Estão proibidos por mais dois dias os banhos de mar nas duas praias em Quarteira, contaminadas com uma descarga acidental de esgotos. As duas praias em causa são a praias do Forte Novo e a praia de Quarteira nascente.
Ouvido pela TSF, às 17h00, o comandante Malaquias Domingues, da Capitania do Porto de Faro, explicou que enquanto as análises à agua são feitas, e a pensar na saúde pública, a melhor opção é manter a interdição a banhos e a bandeira vermelha hasteada.
«Nas próximas 48 horas serão feitas análises, novamente. A interdição será levantada logo que tenhamos a certeza que estão repostas as melhores condfições para o uso das praias», adiantou.
A bandeira vermelha foi hasteada esta manhã nas praias do Forte Novo e de Quarteira nascente, no concelho de Loulé, devido a um problema no sistema de esgotos.
O comandante Malaquias Domingues disse à TSF que já está «detetada e resolvida a origem do foco de contaminação, as Águas do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé já resolveram a situação».
Na origem do problema está a «paragem de uma estação elevatória da rede de esgotos».
O comandante Malaquias Domingues adiantou ainda à TSF que «a situação foi resolvida e já não se verifica a descarga de poluentes para a praia».