
Joana Vasconcelos
Global Imagens/Orlando Almeida
O cacilheiro "Trafaria Praia", transformado em obra de arte por Joana Vasconcelos para representar Portugal na 55ª edição da Exposição Internacional de Arte de Veneza, vai ser hoje inaugurado junto aos Giardini, onde está ancorado.
O barco chegou a Veneza, em Itália, há uma semana, e foi coberto com um revestimento em azulejos que representam «uma vista panorâmica atual de Lisboa vista do Tejo».
O projeto vai ser apresentado numa conferência de imprensa que está prevista para as 12h00 locais (11h00 em Lisboa), com a presença da artista, do comissário, Miguel Amado, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
A inauguração oficial do "Trafaria Praia" está prevista para as 18h00 de hoje, mas desde terça-feira que o barco tem acolhido uma programação cultural com concertos, mesas-redondas e visitas para o público especializado que pode viajar duas vezes por dia no cacilheiro, durante meia hora.
O Pavilhão de Portugal é uma das 88 representações nacionais da Bienal de Arte de Veneza 2013, onde participam ainda, do universo lusófono, o Brasil e Angola, este último pela primeira vez.
A Bienal apresenta ainda a mostra internacional com obras de 150 artistas de 37 países, e uma programação paralela de dezenas de debates e eventos culturais.