
Dezenas de milhares de residências continuam sem eletricidade na sequência de uma tempestade de gelo que afetou a região sul e a costa atlântica do Canadá.
Corpo do artigo
No Ontário, desde o início da tempestade, registavam-se 600 mil habitações sem energia e segundo um balanço efetuado pelo governo provincial, na quarta-feira à tarde, verificavam-se 24 mil clientes da Hydro One sem eletricidade, encontrando-se a cidade de Toronto ainda com 72.200 residências sem energia, quando no auge da tempestade eram 300 mil as casas afetadas.
[Youtube:Ef-jzjx3z3E]
Os funcionários das hidroelétricas têm trabalhado durante o Natal na tentativa de restabelecer a energia, recebendo "reforços" provenientes de companhias hidroelétricas de Otava, Manitoba e de Saul Ste Marie."
[Youtube:vgvaeDHjUAI]
A Premier do Ontário, Kathleen Wynne, ao longo do dia visitou centros comunitários com aquecimento, mantendo o diálogo com os voluntários e trabalhadores das hidroelétricas.
«Vi o melhor do povo do Ontário. Através de circunstâncias muito difíceis, as pessoas reúnem-se para ajudar amigos e vizinhos com necessidade», começou por dizer a governante.
Kathleen Wynne mostra-se «grata a todos», incluindo aqueles que vieram de vários pontos da província e de outras regiões para ajudar a manter os residentes do Ontário «seguros e a restabelecer a energia».
«Sinto-me encorajada pelo progresso que tenho visto, mas temos pela frente mais trabalho e não vamos descansar até toda a energia ser restaurada», concluiu a governante.
Também o 'mayor' de Toronto, Rob Ford, disse que «cerca de mil pessoas utilizaram os centros comunitários com aquecimento na noite passada».
Além do Ontário, também o Quebeque (28.000) e New Brunswick (29.000) foram afetados, forçando uma boa parte dos residentes a passarem o natal às escuras.
Em New Brunswick mais de 100 equipas «trabalharam no dia de natal" para tentar "restabelecer a energia», com a ajuda a chegar também da Nova Escócia, disse Deborah Nobes, da NB Power.
Na segunda-feira, em Newcastle (Ontário) faleceram duas pessoas, mãe e filho, de 72 e 52 anos de idade, respetivamente, devido à inalação de monóxido de carbono proveniente de um gerador a gás que produzia energia para a habitação que se encontrava sem eletricidade.
Quarta-feira também foram assistidos num hospital em Toronto dois adultos e duas crianças fruto de uma intoxicação de monóxido de carbono, quando se tentavam aquecer através da queima de carvão, num apartamento sem eletricidade.
No vizinho Estados Unidos da América, a tempestade de gelo também teve consequências nefastas causando pelo menos 14 mortes no Maine e Michigan, deixando muitas províncias as escuras.