
Canal Parlamento
Global Imagens/Paulo Spranger
Começam hoje as emissões regulares do Canal Parlamento em sinal aberto. A transmissão das sessões na Assembleia da República existem há dez anos, mas até agora estava apenas disponível através do cabo.
Corpo do artigo
Depois de uma semana a ser transmitido em sinal aberto mas a título experimental, o Canal Parlamento passa, a partir desta quinta-feira, a ter dez horas de emissão em sinal aberto com exceção dos fins-de-semana, do mês de agosto e dos tempos de paragem da atividade parlamentar.
O início das transmissões dependia do visto do Tribunal de Contas que chegou à administração da Assembleia da República na semana passada.
O canal vai ocupar na grelha da TDT a posição 5 e nas regiões dos Açores e da Madeira vai ocupar a posição 7. No cabo, mantém-se a emissão 24 horas por dia durante todos os dias da semana.
Para o sub-diretor do canal, Nuno Encarnação, a transmissão em sinal aberto torna a política mais universal e democrática porque «aproxima os eleitos dos eleitores».
Esta tarde, o Canal Parlamento mostra em direto a transmissão do plenário sobre o pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos e logo a seguir, em diferido, o debate quinzenal da sexta-feira anterior.