A Comissão Municipal da Proteção Civil da Lourinhã vai reunir-se a partir das 23:00 horas devido ao estado de emergência provocado por cheias, que isolam a sede do concelho e estão a cortar as vias de acesso, informaram as autoridades locais.
Corpo do artigo
Daniel Neves, da Proteção Civil Municipal, disse à agência Lusa que a câmara municipal convocou as entidades da Comissão Municipal da Proteção Civil para se reunirem às 23:00 horas.
A forte precipitação ocorrida entre as 19:30 e as 20:20 provocou inundações em vários pontos do concelho.
A sede do concelho é a mais afetada, estando cortadas as estradas nacionais de acesso à vila, à exceção da Estrada Nacional 8-2, que liga os concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, que, por sua vez, se encontra condicionada.
Apesar das cheias, não se registam casos de desalojados, havendo apenas prejuízos materiais.
O responsável reportou que várias pessoas foram resgatadas do parque de campismo, que ficou inundado.
Os campos agrícolas estão alagados, registando-se prejuízos nas culturas.
As corporações de bombeiros de concelhos vizinhos estão a ser chamadas para reforçar os meios de ajuda locais, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.
Hoje de manhã, a vila da Lourinhã esteve também inundada devido à chuva forte que se abateu pelas 08:00 sobre o concelho.
A chuva forte atingiu também o concelho de Torres Vedras, onde os bombeiros registaram uma dúzia de ocorrências relativas a inundações de casas e de ruas, sobretudo na cidade e nas freguesias de A-dos-Cunhados e do Ramalhal. Não há estradas cortadas.