O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos sob aviso laranja devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada.
Corpo do artigo
Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal são os distritos abrangidos pelo aviso do IPMA.
No caso dos distritos de Lisboa e Setúbal, o aviso vigora até às 23:59 de hoje, passando depois para aviso amarelo, que vigora até às 23:59 de dia 23, terça-feira.
Para os restantes distritos o aviso laranja está ativo até 23:59 de dia 23, terça-feira.
Todos os outros distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo do IPMA, também até às 23:59 de terça-feira, igualmente devido à possibilidade de aguaceiros fortes acompanhados de trovoada.
Entretanto, esta noite, o presidente da Câmara de Lisboa disse que a situação já está «normalizada». O autarca foi prudente na análise dos danos, embora acredite que os prejuízos não serão avultados.
Quanto à eventual falta de limpeza das caixas de saneamento, Antonio Costa admitiu que possam ter existido falhas, mas lembrou que o problema teve a ver com o facto de a chuvada ter coincidido com a maré alta.