A Avidouro vai criar uma comissão para reivindicar ao Governo apoio extraordinário para aliviar os prejuízos do mau tempo. Os danos do mau tempo atingiram, principalmente, vinhas quase a serem vindimadas.
Corpo do artigo
Com a Direção Regional de Agricultura do Norte ainda no terreno a tentar contabilizar os estragos do mau tempo e granizo que atingiu dois concelhos da região do Douro, a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) . já anunciou que vai criar uma comissão para reivindicar do Governo apoios extraordinários para aliviar os prejuízos.
O levantamento urgente dos prejuízos pelo Ministério da Agricultura e a criação de um período de carência de dois anos no pagamento aos fornecedores e na prestação bancária são as duas reivindicações feitas pelas Associação, conforme explicou à TSF Berta Santos, presidente da Avidouro.
O temporal durou cerca de um quarto de hora mas foi suficiente para arruinar pomares, hortas e, sobretudo, a vinha quase pronta a ser vindimada.
Para a tarde desta quinta-feira, o Instituto de Meterorologia prevê para o interior norte do país, trovoadas e aguaceiros que podem ser de granizo.