Quase dois meses depois do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines, os familiares dos passageiros puderam escutar, pela primeira vez, a gravação das conversas da cabine de comando.
Corpo do artigo
O áudio apresentado pelas autoridades reproduz uma conversa entre o avião e um controlador de tráfego aéreo, em que ambos confirmam os detalhes da rota, altitude e o número de identificação do voo.
«Malásia três, sete, zero contate Ho Chi Min 120,9, boa noite», diz uma voz identificada pelas autoridades como a de um controlador em Kuala Lumpur, de onde o avião descolou. «Boa noite, Malásia três sete zero», responde uma voz masculina de um dos pilotos do Boeing 777, que tinha como destino final Pequim.
[youtube:EUnYHofAH6E]
A gravação da conversa foi apresentada, na terça-feira, num hotel em Pequim, onde os familiares das vítimas chinesas ainda aguardam informações sobre o paradeiro do avião, que desapareceu a 8 de março, com 239 pessoas a bordo.
O voo MH370 desapareceu dos radares cerca de 40 minutos após a descolagem e mudou de rumo, numa ação deliberada, segundo as autoridades malaias, atravessando o estreito de Malaca e seguindo na direção contrária a do seu trajeto inicial.