A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, que morreu no passado sábado, vai hoje a enterrar no Mindelo, ilha de São Vicente, onde nasceu há 70 anos.
Corpo do artigo
Às 12h00 (13h00 em Lisboa), o corpo de Cesária Évora será transladado da residência da família, para o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, onde permanecerá em câmara ardente até à hora da partida para o cemitério, às 16h00 horas (17h00 em Lisboa).
No funeral são esperadas as mais altas figuras do Estado cabo-verdiano. O governo português estará representado pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
O governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional e concedeu tolerância de ponto na ilha de São Vicente no dia do funeral.
Em memória da cantora, a bandeira vai estar em meia haste em todo o território nacional, embaixadas, consulados e outras representações de Cabo Verde no exterior.
Em Lisboa, a artista será recordada hoje a partir das 17h00 numa homenagem no salão nobre da câmara municipal, na qual participarão o autarca António Costa.
A homenagem terá um momento musical assegurado por cidadãos cabo-verdianos radicados em Portugal.
Cesária Évora morreu sábado (17 de Dezembro) no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, Cabo Verde.