Apesar da aproximação do furacão Gordon, a população das ilhas açorianas está tranquila. Em S. Miguel, as rotinas mantém-se, até pelo hábito a tempestades e ventos fortes.
Corpo do artigo
O delegado regional do Instituto de Meteorologia, Diamantino Henriques, adiantou à TSF que o furacão Gordon entrou em àguas açorianas cerca das 11h00.
«O furacão Gordon acaba de entrar em áreas marítimas açorianas como categoria II, esperando-se que evolua para categoria I nas próximas horas em direção às ilhas do grupo oriental. O centro de furacão deverá passar por cima da ilha de Santa Maria por volta das 6h00 desta segunda-feira e deverá afetar principalmente as ilhas de Santa Maria e S. Miguel», referiu.
O meteorologista adiantou que são esperados ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 160 km/h, e chuva intensa.
«Para a ilha de Santa Maria estão previstos ventos da ordem dos 130 km/h, com rajadas que deverão atingir os 160 km/h. Em relação à ilha de S. Miguel estamos a prever ventos da ordem dos 90 km/h, com rajadas entre 120 a 130 km/h. Prevemos também precipitação intensa e agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os 16 metros», acrescentou.
Ainda assim, na ilha de S. Miguel, uma das que está na rota do furacão Gordon, os açorianos mantêm-se tranquilos, como descreveu Paulo Simões, diretor da Açores TSF.