O Metropolitano de Lisboa parou a partir das 00h00 de hoje devido à greve geral convocada pela CGTP, informou fonte sindical.
Corpo do artigo
O presidente do Sindicato da Manutenção do Metropolitano de Lisboa, Luís Franco, disse à agência Lusa, pouco antes das 00h00, que a última composição a circular estava a ser estacionada e que em seguida seria desligada a corrente elétrica e fechadas as portas.
A mesma fonte adiantou, então, que a adesão à paralisação seria total a partir das 00h00, sendo que em dias normais, o metropolitano de Lisboa encerra à 1h00.
A greve geral de hoje, de 24 horas, foi convocada pela CGTP em protesto contra o agravamento das políticas de austeridade e em defesa de políticas alternativas que favoreçam o crescimento económico.
O protesto conta ainda com a adesão de 28 sindicatos independentes, bem como com a participação de cerca de 30 sindicatos da UGT, embora esta estrutura se tenha demarcado da paralisação.
A Confederação Europeia de Sindicatos convocou uma Jornada de Luta Europeia para hoje num protesto contra as medidas de austeridade em vários países da Europa, prevendo-se protestos também noutros países europeus, como Espanha e Grécia.