
Costa da Caparica
O Instituto da Água sublinhou que a única altura para se fazer as obras nas praias da Costa da Caparica é o Verão. Contudo, a concessionária de um dos restaurantes localizados nestas praias mostrou-se surpreendida com estes trabalhos.
A primeira fase de enchimento da frente urbana de praias da Costa da Caparica teve início esta segunda-feira, na Praia da Saúde, para espanto dos banhistas, e de alguns concessionários.
António Rodrigues, que no Instituto da Água é o responsável por estas obras, reconhece que são incómodas para os banhistas e para alguns concessionários.
No entanto, este responsável do INAG garante que, em termos técnicos, a requalificação das praias da Costa da Caparica só podia acontecer nesta altura do ano, no Verão.
Em declarações à TSF, António Rodrigues pede compreensão aos banhistas e aos concessionários.
Foram vários os concessionários que ficaram espantados com o início destas obras, como é o caso da concessionária do restaurante Nova Praia.
Maria Joaquina Caleia não consegue entender como é que a praia é fechada no meio do Verão, depois de já ter pago todas as despesas inerentes à concessão.
A concessionária não esconde, por isso, a sua indignação e irritação perante o sucedido.
A Polícia Marítima foi forçada a montar um perímetro de segurança para afastar os banhistas que teimavam em não sair do areal da Praia da Saúde, na zona em que estão a decorrer as obras.
São 11 as praias que vão ser intervencionadas por fases, vão receber areia nova, e ser fechadas à vez, o que já começou a acontecer esta manhã, na Praia da Saúde.
Cerca de um milhão de metros cúbicos de areia vai ser dragado no porto de Lisboa, e colocado directamente nas praias da Costa da Caparica, ainda que de forma refreada.