Lares: Presidente do Instituto de Segurança Social apela à denúncia das situações fora da lei
Como os lares de idodos não têm uma placa à porta, a presidente do Instituto de Segurança Social apela à denúncia de situações fora da lei. No Fórum TSF, Mariana Ribeiro Ferreira confessa que é muito difícil, apesar de todos os esforços identificar quem não cumpre.
Corpo do artigo
A presidente do Instituto de Segurança Social, Mariana Ribeiro Ferreira, garante que a fiscalização é muito ativa quando falamos de lares de idosos que não estão legalizados.
A DECO fez um inquérito a 680 familiares de idosos que estão a viver em lares e nas conclusões são apontadas falhas na higiene e na medicação, além de roubos de alguns bens.
A associação que representa os lares de idosos já disse na TSF que a culpa é acima de tudo dos lares ilegais.
No Fórum TSF, a presidente do Instituto da Segurança Social sublinha que as equipas estão no terreno, mas têm muita dificuldade em descobrir as situações ilegais e por isso é preciso que os casos sejam denunciados.
«Um lar de idosos ilegal não tem propriamente uma placa à porta nem está devidamente identificado por isso é com muita dificuldade que as nossas equipas de forma proativa conseguem identificá-los», explica.
Mariana Ribeiro Ferreira admite que há alguns casos em que os lares já foram fechados, mas que acabam por voltar a abrir portas.