O Prémio Nobel da Física distinguiu este ano Isamu Akasaki e Hiroshi Amano da Universidade de Nagoya, no Japão, e Shuji Nakamura da Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Os três investigadores foram responsáveis pela descoberta das luzes LED (diodo emissor de luz, mais conhecido pela sigla em inglês - Light Emitting Diode) azuis. Uma tecnologia amiga do ambiente que permitem poupar energia na iluminação. Enquanto as luzes LED vermelhas e verdes foram criadas nos anos 60, só foi possível criar as luzes LED azuis nos anos 90.
Ontem foi atribuído o Nobel da Medicina ao norte-americano John O'Keefe e ao casal de noruegueses May-Britt e Edvard Moser, pelas suas descobertas sobre as «células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição», uma espécie de GPS interno, segundo o júri.
Na quarta-feira será a vez de ser conhecido o laureado com o Nobel da Química. O Nobel da Literatura será conhecido dia 9 de Outubro. Na sexta-feira, em Oslo, às 11:00 (10:00 em Lisboa), será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.
O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de outubro, às 13:00 (12:00 em Lisboa).
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.