A réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu de Portugal em setembro para uma peregrinação de três meses pelas Filipinas. Mas a força da natureza interrompeu a viagem do símbolo católico.
Corpo do artigo
A força do super tufão Haiyan, ao qual os filipinos chamam Yolanda, atingiu principalmente a região centro do arquipélago. Era nesta região, na Samara oriental, que estava a estátua de Nossa Senhora de Fátima.
A imagem deixou Portugal a 16 de setembro e o objetivo é passar por 41 arquidioceses e dioceses nas Filipinas até 18 de dezembro. Mas a peregrinação no país mais católico da Ásia acabou por ser interrompida na sexta-feira pelo super tufão Haiyan.
De acordo com a agência de notícias local CBCPNews, a estátua chegou a Dolores na quinta-feira e devia ser transferida para Borongan no dia seguinte, mas não há ainda confirmação se conseguiu chegar ao destino devido às dificuldades de comunicação.
O Haiyan terá provocado a morte de 10.000 pessoas. A tempestade, a mais forte a atingir o planeta em 2013, dirigi-se para o Vietname onde as autoridades com o apoio de equipas especializadas como a Cruz Vermelha estão a deslocar as populações mais vulneráveis à tempestade para locais seguros.