
Imagem do filme «O Impossível» de Juan Antonio Bayona
Direitos Reservados
O filme de Juan Antonio Bayona, que também recebeu o galardão de melhor realizador, foi entregue pela Academia de Cinema da Catalunha, domingo à noite, em Barcelona.
Corpo do artigo
«O Impossível», em exibição em Portugal, é o filme espanhol mais visto de sempre nas salas do país de origem e narra a história de uma família espanhola sobrevivente do tsunami, no sudeste asiático, em 2004.
[youtube:oIq88dHTetY]
O filme bateu «Dentro da Casa», de François Ozon, «El Havre», de Aki Kaurismaki, e «Amigos Improváveis» de Olivier Nakache e Eric Toledano, na atribuição do prémio internacional da Academia de Cinema da Catalunha.
O realizador, ao receber o galardão, considerou o filme tão catalão como europeu, afirmando que é «mais artista do que burocrata», de acordo com a agência Efe.
A segunda longa-metragem de Juan Antonio Bayona é protagonizado por Naomi Watts, que está nomeada para o Óscar de melhor atriz por esta interpretação, Ewan McGregor e Tom Holland.
Os prémios Gaudi têm por objetivo premiar a produção da região autónoma espanhola, numa concorrência com os Goya, atribuídos pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha.
Como melhor filme catalão foi premiado «Blancanieves», de Pablo Berger, uma versão muda do conto celebrizado pelos irmãos Grimm.