O filme francês mudo e a preto e branco «O Artista» ganhou o Óscar de Melhor Filme na 84ª cerimónia dos Óscares de Hollywood. Michel Hazanavicius venceu a estatueta para Melhor Realizador.
Corpo do artigo
«O Artista» venceu cinco Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor para Jean Dujardin, Banda Sonora Original e Guarda Roupa. O filme estava nomeado em dez categorias, acabando por arrecadar três das mais importantes.
O filme é uma homenagem à história do Cinema e recorda a época em que Hollywood estava prestes a passar do cinema mudo ao sonoro.
Na categoria de Melhor filme, «O Artista» superou os também nomeados «Cavalo de Guerra», de Steven Spielberg, «Moneyball - Jogada de Risco», de Bennett Miller, «A Árvore da Vida», de Terrence Malick, «Os Descendentes», de Alexander Payne, «Meia-Noite em Paris», de Woody Allen, «As Serviçais», de Tate Taylor, «A Invenção de Hugo» de Martin Scorsese, e «Extremamente Alto, Incrivelmente Perto», de Stephen Daldry.
O filme com mais nomeações, 11 no total, era «A Invenção de Hugo». O primeiro filme em 3D de Martin Scorsese também venceu cinco Óscares, mas em categorias técnicas.
«A Invenção de Hugo» conseguiu os prémios de Melhor Fotografia, Direcção Artística, Mistura e Montagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.
Meryl Streep venceu o Óscar para Melhor Actriz pela interpretação em «A Dama de Ferro». Este é o terceiro Óscar ganho por Meryl Streep, anteriormente galardoada com os filmes «Kramer contra Kramer» e «A Escolha de Sofia».
Christopher Plummer venceu o Óscar de Melhor Actor Secundário pela interpretação no filme «Assim é o Amor» («Beginners»). Octavia Spencer ganhou o Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo papel desempenhado em «As Serviçais».
Lista completa de vencedores:
Melhor Filme: «O Artista»
Melhor Realizador: Michel Hanazavicius («O Artista»)
Melhor Actor: Jean Dujardin («O Artista»)
Melhor Actriz: Meryl Streep («A Dama de Ferro»)
Melhor Actor Secundário: Christopher Plummer («Assim é o Amor»)
Melhor Actriz Secundária: Octavia Spencer («As Serviçais»)
Melhor Filme de Animação: «Rango»
Melhor Argumento Original: «Meia-Noite em Paris»
Melhor Argumento Adaptado: «Os Descendentes»
Melhor Filme Estrangeiro : «Uma Separação» (Irão)
Melhor Direcção Artística: «A Invenção de Hugo»
Melhor Fotografia: «A Invenção de Hugo»
Melhor Montagem: «Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam as Mulheres»
Melhor Banda Sonora: «O Artista»
Melhor Canção Original: «Os Marretas» - «Man or Puppet»
Melhor Guarda-Roupa : «O Artista»
Melhor Caracterização: «A Dama de Ferro»
Melhor Mistura de Som: «A Invenção de Hugo»
Melhor Montagem de Som: «A Invenção de Hugo»
Melhores Efeitos Visuais : «A Invenção de Hugo»
Melhor Documentário: «Undefeated» (TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas)
Melhor Documentário (Curta-Metragem): «Saving Face» (Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy)
Melhor Curta-Metragem: «The Shore» (Terry George e Oorlagh George)
Melhor Curta-Metragem de Animação: «The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore» (William Joyce e Brandon Oldenburg)