O papa Bento XVI deu hoje uma volta no 'papamóbil' pela praça de São Pedro, para agradecer e despedir-se dos fiéis, um dia antes da histórica resignação.
Corpo do artigo
De acordo com fontes do Vaticano, cerca de 200.000 pessoas estão na praça de São Pedro, com cartazes, bandeiras e faixas com mensagens de agradecimento a Bento XVI, que acenaram à passagem do veículo do papa, onde se encontrava também o secretário pessoal, Georg Gaenswein.
A audiência geral da quarta-feira, a última de Joseph Ratzinger, tinha o início previsto para as 9h30.
O Vaticano recebeu a reserva de 50.000 bilhetes para participar na audiência de hoje. Esta audiência vai respeitar a mesma ordem de todas as outras, realizadas ao longo dos oito anos do pontificado de Bento XVI.
Na quinta-feira, Ratzinger termina as suas funções sem qualquer cerimónia, partindo num helicóptero para Castel Gandolfo. Às 19h00 deixa de ser papa.
Bento XVI, de 85 anos, anunciou a 11 de fevereiro que não tinha mais forças para desempenhar as suas funções, perante os desafios de um mundo em plena mutação.
Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.
O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).