As previsões meteorológicas indicam a aproximação de uma depressão que irá provocar um «agravamento no estado do tempo», na segunda e terça-feira, sobretudo nas ilhas dos grupos Central e Oriental.
Corpo do artigo
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lançou hoje uma alerta devido ao aumento da intensidade do vento nas ilhas, que segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, poderá atingir os 95 kms/hora nos próximos dias.
As previsões meteorológicas indicam a aproximação de uma depressão centrada a sueste do arquipélago, com deslocamento para noroeste, que irá provocar um «agravamento no estado do tempo», na segunda e terça-feira, sobretudo nas ilhas dos grupos Central e Oriental.
Para o grupo Central (ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), a proteção civil lançou um alerta amarelo, devido à velocidade do vento, entre as 11:00 de segunda-feira e as 07:00 de terça-feira, altura em que poderão registar-se rajadas até aos 80 kms/hora, de nordeste.
O Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estará também sob aviso amarelo entre as 22:00 deste domingo e as 22:00 de segunda-feira, altura em que o vento forte de nordeste poderá registar rajadas até 95 kms/hora.
Alerta também para o estado do mar, devido ao aumento da agitação marítima, com ondas que poderão atingir os 6 metros no mesmo período.