Este ano há 286 praias no país com qualidade excelente, indica a avaliação da associação ambientalista. Os concelhos com mais praias com nota máxima são Almada, Vila Nova de Gaia e Albufeira.
Corpo do artigo
No início do principal período da época balnear, a Quercus fez a habitual avaliação das praias. Mais de 286 com qualidade excelente, o que significa mais 17 que no ano passado.
Os concelhos que têm mais praias com qualidade máxima são Almada (18) , Vila Nova de Gaia (15) e Albufeira (10). Só uma, a do Castelo do Queijo no Porto, considerada má.
O dirigente da Quercus, Francisco Ferreira, destacou na TSF o facto de persistirem ainda grandes diferenças entre as praias do Litoral e as do Interior.
«Nas praias costeiras temos 94 por cento de praias excelentes, enquanto que só temos 74 por cento quando olhamos para as praias interiores. Portanto, nas ribeiras e nos rios, ou mesmo em algumas praias costeiras que tenham ribeiras próximas, ainda continuamos com algumas situações de maior vulnerabilidade em relação à poluição», referiu.
Sobre o facto de quase 300 praias receberem nota máxima, Francisco Ferreira avançou duas explicações: mais atenção à qualidade e o facto de algumas praias muito poluídas já não constarem da lista divulgada pela Quercus.
«Este resultado tem, sem dúvida, uma relação com aquilo que se passou no ano passado, em que algumas praias foram retiradas porque tinham um historial de má qualidade sucessiva, mas também é verdade que a situação tem vindo a melhorar», explicou Francisco Ferreira.
Este Verão não será, por isso, difícil escolher uma praia limpa para um mergulho.