Esta sexta-feira foi o dia com maior número de fogos desde o início do mês, tendo-se registado 236 incêndios florestais, que foram combatidos por 2393 bombeiros, apoiados por 608 veículos.
Corpo do artigo
Esta informação é disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que na quarta-feira alertou para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12:00 de quinta-feira e as 20:00 de segunda-feira.
Nove concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Leiria, Castelo Branco e Santarém apresentam este sábado um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia.
De acordo com o IM, os concelhos de Caminha (Viana do Castelo), Póvoa de Lanhoso (Braga), Arouca (Porto), São Pedro do Sul e Castro d'Aire (Viseu), Figueiró dos Vinhos (Leiria),Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém) são os que apresentam risco máximo de incêndio.
Vários outros concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro apresentam risco muito elevado.