A tempestade tropical Isaac transformou-se num furação de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, composta por cinco níveis, ao aproximar-se do estado de Louisiana, no sul dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
«Segundo as informações que recolhemos, o Isaac atingiu o estatuto de furacão» às 17:20 (hora de Lisboa), com ventos de 120 quilómetros por hora, indicou o Centro de Vigilância de Furacões norte-americano.
O furacão está localizado 115 quilómetros a sudeste da foz do rio Mississipi e 250 quilómetros a sudeste da cidade de Nova Orleães (estado de Louisiana), região que foi devastada em 2005 pelo furacão Katrina de categoria 3.
O Katrina foi uma das piores catástrofes naturais da história norte-americana, com a morte de cerca de 1.800 pessoas.
O furacão Isaac desloca-se para noroeste a uma velocidade de 17 quilómetros por hora.
Algumas horas antes deste anúncio, o Presidente norte-americano, Barack Obama, advertiu, numa declaração feita em direto a partir da Casa Branca, que os habitantes da região «devem levar a sério» esta intempérie, que poderá «provocar inundações significativas e outros danos numa vasta zona» na costa no sul dos Estados Unidos.
Ainda como tempestade, o Isaac atravessou no sábado o Haiti, onde fez 19 mortos e seis desaparecidos.
Na segunda-feira, o Isaac provocou o adiamento do dia de abertura da convenção do Partido Republicano norte-americano em Tampa, Florida.