As temperaturas vão estar muito elevadas este domingo em Portugal Continental, com regiões a atingir os 40º C, segundo o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
Ouvida pela TSF, a meteorologista Idália Mendonça disse que espera-se um «tempo muito quente» este domingo, resultado de uma «pequena subida de temperatura relativamente» ao dia de sábado.
«Um pouco por todo o território, nomeadamente na região de Lisboa, a temperatura vai voltar a subir», sendo esperados na capital 38 graus de temperatura máxima, mais dois do que no sábado, disse.
Além disso, acrescentou, «espera-se alguma instabilidade atmosférica durante a tarde nas regiões do Interior», que poderá traduzir-se em trovoada e queda de aguaceiros.
O Instituto de Meteorologia prevê ainda um índice ultravioleta no seu valor máximo (onze, "índice extremo") para Lisboa, Sines e Funchal, enquanto no restante país os índices oscilam entre eito e dez, considerados "muito altos".
Face ao calor intenso, a Direcção Geral de Saúde (DGS) já alertou para a necessidade de as pessoas mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos e doentes crónicas, beberem mais água e sumos de fruto sem açúcar.
A DGS recomenda ainda que as pessoas procurem permanecer em ambientes frescos nas horas de maior calor e que evitem consumir bebidas alcoólicas.