Sociedade

Urgência do Hospital dos Covões em Coimbra passa a Centro de Atendimento Clínico

Foto: TSF

O centro terá vagas para atender 32 doentes diários

O Serviço de Urgência do Hospital Geral de Coimbra, conhecido como Covões, funciona, a partir deste sábado, como Centro de Atendimento Clínico, assegurando situações agudas não emergentes. O centro terá vagas para atender 32 doentes diários.

A requalificação do serviço de urgência é justificada com o perfil de atividade. "Neste momento, era um polo que atendia 15 doentes por dia e que obrigava a um desvio de recursos, quando a prioridade, no nosso entender, é para os doentes de facto emergentes", afirma Henrique Alexandrino, diretor do serviço de Urgência da Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra.

O médico indica que pretendem "assegurar algum apoio à população em termos de doença aguda não urgente". "Por isso é que houve esta requalificação do Polo Hospital Geral de 15 doentes por dia para, potencialmente, 32 vagas por dia do Centro de Atendimento Clínico", explica.

O Hospital dos Covões, adianta, continua com unidades de internamento, cirurgias programadas e cirurgias urgentes e "presta um importante serviço à população".

"Agora, em termos de racionalização de recursos e concentração dos recursos urgentes para melhor serviço à população, penso que esta é uma decisão que se impunha. Porque ter duas urgências hospitalares centrais, a pouca distância uma da outra, em regiões urbanas como Lisboa e Porto, poderia fazer sentido, em Coimbra, não sei se fará sentido", refere Henrique Alexandrino.

As urgências passam a estar concentradas nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), que, de acordo com dados da ULS de Coimbra, regista uma média de 450 atendimentos por dia.

O Centro de Atendimento Clínico funcionará das 14h00 às 22h00, já a partir deste sábado. O atendimento "é por marcação", através da linha SNS24, ou, explica o médico, de doentes de menor complexidade "que sejam inscritos na urgência" dos HUC e que tenham, "nas próximas horas, no máximo no dia seguinte, uma consulta agendada".

Atualmente, a rede de atendimento clínico funciona no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede), no Hospital do Avelar (Ansião), no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis (Oliveira do Hospital), no Hospital da Compaixão (Miranda do Corvo), à qual se junta agora o Hospital Geral de Coimbra.

De acordo com a ULS de Coimbra, desde a criação destes centros, já foram atendidos "mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS24". "Contribuindo significativamente para a redução da afluência às urgências hospitalares (redução de 17% face a igual período do ano anterior) e para uma melhor adequação da resposta às necessidades reais da população", refere em comunicado.

"Com o objetivo de reforçar a cobertura no concelho de Coimbra, a ULS de Coimbra prevê ainda a abertura de outro Centro de Atendimento Clínico, destinado a responder às necessidades das duas margens do rio Mondego, consolidando uma rede de respostas assistenciais de proximidade e acessíveis a todos", assinala a ULS de Coimbra.

Marta Melo