Veja os golos. Rodrigo Mora abriu o marcador com muita sorte à mistura no primeiro tempo, Victor Gómez empatou a abrir a segunda, mas Borja Sainz deu a vitória ao FC Porto no último quarto de hora
A noite começou com dois amigos a ajudarem-se sem querer e acabou com Borja já perto da hora final. Não foi uma saída à noite, mas um jogo de futebol. O FC Porto venceu este domingo o SC Braga por 2-1, na 10.ª jornada da I Liga, e mantém a vantagem sobre os rivais na liderança do campeonato.
Numa partida muito equilibrada, Samu e Rodrigo Mora ajudaram-se involuntariamente para abrir o marcador no Dragão, com o golo a ser atribuído ao português, mas Victor Gómez empatou a partida a abrir o segundo tempo. No entanto, Borja Sainz apareceu em boa hora para dar a vitória ao FC Porto.
Francesco Farioli promoveu duas alterações no onze inicial, comparando com a última ronda frente ao Moreirense, com as entradas de Rodrigo Mora e William Gomes para os lugares de Gabri Veiga e Borja Sainz. No lado bracarense, Carlos Vicens, em relação à goleada a meio da semana frente ao Santa Clara, tirou Gabri Martínez, João Moutinho e Fran Navarro e lançou Mario Dorgeles, Florian Grillitsch e Rodrigo Zalazar.
Os dragões entraram fortes na partida e logo no segundo minuto ameaçaram abrir o marcador com um remate muito forte de fora da área de Alan Varela, mas que foi à figura de Hornicek.
Daí passaram-se muitos minutos sem que as equipas tentassem o golo, com o jogo a ser muito disputado a meio-campo. Só aos 26 minutos é que Ricardo Horta, dentro da área, rematou para Diogo Costa afastar com alguma dificuldade.
Aos 32 minutos, William Gomes bateu um canto do lado direito, Zalazar desviou e a bola caiu praticamente em cima da linha de golo, onde Bednarek ganhou sobre Hornecek, com Froholdt a rematar para o fundo da baliza de seguida, mas Fábio Veríssimo anulou o lance por falta do central portista.
O jogo manteve-se sempre na mesma toada até ao minuto 45, quando Samu, com a ajuda de Rodrigo Mora, apanharam toda a gente desprevenida. O avançado espanhol, de muito longe, rematou e a bola desviou involuntariamente no jovem portista, o que enganou Hornicek e deu vantagem ao FC Porto.
Uma primeira parte muito dividida, com o SC Braga a ter mais bola (61%), mas os dragões a rematarem mais (cinco contra três) e, com alguma sorte à mistura, a saírem a vencer para o intervalo.
A abrir o segundo tempo, o SC Braga empatou a partida. Canto batido à esquerda por Ricardo Horta, Rodrigo Zalazar, ao segundo poste, devolveu ao meio e Victor Gómez desviou para o fundo da baliza de Diogo Costa.
Depois do golo do empate, ambas as equipas abriram o ketchup para as oportunidades. Primeiro foi William Gomes, em duas jogadas muito parecidas, a rematar para defesas de Hornicek. No outro lado, Zalazar testou as mãos de Diogo Costa e, depois, Fran Navarro, na cara do guarda-redes portista, atirou por cima.
À entrada para os últimos 15 minutos, Deniz Gül esteve a centímetros de colocar os dragões na frente, mas deixou isso para mais tarde. Aos 79 minutos, Gabri Veiga fez um grande passe e Borja Sainz antecipou-se a Victor Gómez, isolou-se e rematou para o fundo da baliza do SC Braga.
Os bracarenses tentaram ir para cima do FC Porto nos minutos finais, mas, apesar da muita posse de bola, não conseguiram criar perigo e os dragões acabaram por vencer a partida. O conjunto portista soma agora 28 pontos no campeonato e é líder com mais três do que o Sporting e mais quatro sobre o Benfica.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, William Gomes e Samu.
Onze do SC Braga: Lukas Hornicek, Victor Gómez, Gustaf Lagerbielke, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, Gorby Baptiste, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta e Pau Victor.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Stephen Eustáquio, Gabri Veiga, Pablo Rosario, Borja Sainz, Dominik Prpic, Deniz Gül, Angel Alarcón e Martim Fernandes.
Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Sekou Niakaté, João Moutinho, El Ouazzani, Paulo Oliveira, Gabriel Moscardo, Fran Navarro, Diego Rodrigues e Gabri Martínez.