Lifestyle

Primoris na celebração do São Martinho

DR

A tradição ainda é o que era na Quinta das Arcas e por isso manda que seja o Primoris a ter honras de primeiro vinho a ser lançado: um verde tinto para celebrar o S. Martinho

Com o São Martinho à porta, o vinho novo ganha um significado muito especial, traduzindo o simbolismo de início de um ciclo.

Na Quinta das Arcas, em Sobrado, às portas de Valongo, em plena Região dos Vinhos Verdes, o lançamento do Primoris constitui algo de diferente em relação a um evento enquadrado pelos parâmetros da formalidade.

É um momento de partilha e de convivialidade em ambiente descontraído entre os anfitriões, enófilos, gastrónomos, chefs e agentes ligados ao mundo do vinho.

A tradição é encarada pela família Monteiro com particular carinho e empenho, contando com o apoio de uma vasta equipa, que faz do lançamento do Primoris uma festa genuína.

O primeiro vinho deste ano, um verde tinto cheio de frescura e de vivacidade, foi elaborado com as uvas da vindima iniciada em meados de setembro.

Após pisa a pé, a vinificação e fermentação decorreram sem a adição de sulfitos ou de outros conservantes.

O engarrafamento processou-se na primeira semana de novembro e para o mercado saíram 16 mil garrafas.

O Primoris 2025 revela juventude e muita frescura, apresenta uma cor profunda, tem um sabor intenso a fruta vermelha e evidencia a acidez vibrante, caraterística dos vinhos verdes.

É um vinho despretensioso, mas bem estruturado, muito agradável de beber e que harmoniza na perfeição com os arrozes de cabidela ou de sarrabulho, feijoadas, em particular tripas à moda do Porto, e sardinhas assadas.

Novos lançamentos no horizonte

A Quinta das Arcas, detentora, entre outras, das marcas Arca Nova e Conde Villar, na região dos Vinhos Verdes, está também presente em Borba, no Alentejo. Neste domínio, são referência as marcas Penedo Gordo e Tapada de Villar.

A exportação representa cerca de 40 por cento das vendas, com os Estados Unidos a afirmarem-se como o principal mercado além-fronteiras.

O portefólio da Quinta das Arcas, também produtora de queijo e de azeite, vai ser aumentado com o lançamento da nova colheita do Espumante 100 por cento Arinto.

Ainda no capítulo de novidades, incluem-se o Trajadura Escolha 2024; Alvarinho 2023 e Alvarinho Arinto 2024.

António Catarino