O secretário-geral do PS apresenta hoje o seu programa eleitoral, que deverá defender consensos alargados políticos na resposta à crise financeira e a aceleração de reformas, em especial nas áreas da organização do Estado e da justiça.
O secretário-geral do PS, José Sócrates, apresenta o programa eleitoral do partido, numa sessão que se realizará ao fim da tarde no Centro Cultural de Belém (CCB).
O programa eleitoral do PS foi coordenado por Augusto Santos Silva, membro do Secretariado Nacional do PS e ministro da Defesa, tendo junto de si elementos do chamado núcleo central do Governo, casos de Pedro Silva Pereira, Vieira da Silva e João Tiago Silveira.
Em termos de princípios políticos, as últimas intervenções de José Sócrates centram-se sempre na tentativa de compatibilização da «defesa do Estado Social», com medidas de crescimento económico e reformas necessárias para que Portugal ultrapasse o actual quadro de crise económica e financeira.
Antes do discurso de José Sócrates, três professores universitários farão breves intervenções, numa opção destinada a salientar pontos como a defesa do Estado Social e a competitividade económica.
Entre os oradores estará Eduardo Dias, professor universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e co-fundador da Y-dreams, Henrique Barros, professor catedrático e coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH Sida e Helena Nazaré, ex-reitora da Universidade de Aveiro e recém-eleita presidente da Associação Europeia das Universidade.