Economia

Pacote de ajuda a Portugal é «razoável», diz Soares

Para Mário Soares, Portugal beneficiou de um melhor acordo que a Grécia, muito embora «talvez» pudesse ter sido melhor tratado.

Mário Soares entende que o pacote de ajuda a Portugal é «razoável», «melhor do que se esperava» e do que o concedido à Grécia, análise que fez depois de uma leitura na «diagonal» dos documentos que recebeu.

Quanto à perspectiva anunciada pelo ministro das Finanças de uma taxa de desemprego de 13 por cento em 2013, Soares disse que é bom não fazer esses cálculos que deixam as pessoas com erisipela e a pensar que vão ficar todos desempregados».

«Tivemos um período muito difícil, mas realmente agora tivemos um acordo e fomos talvez melhor tratado que a Grécia, o que já não é nada mau, mas talvez poderíamos ter sido melhor», acrescentou Soares, à margem da apresentação de um livro que reúne textos seus, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Contudo, este ex-Presidente lembrou que o «período quer na Europa, quer em Portugal não é para grandes optimismos», uma vez que a «França está mal, a Itália está com grandes problemas e nós não somos excepção».