Economia

Professor de Economia diz que reduzir TSU em 4% «é insuficiente»

Portugal dr

A TSF escutou o italiano Francesco Franco, que estuda o mecanismo da desvalorização fiscal na economia portuguesa, defender uma redução de, pelo menos, 11% da Taxa Social Única.

Não basta descer a Taxa Social Única (TSU) em quatro por cento. O professor italiano de Economia, Francesco Franco, que estuda o impacto da desvalorização fiscal na economia portuguesa, sublinhou na TSF que para ser eficaz, a descida tem de ser pelo menos de 11 por cento.

Francesco Franco considera insuficiente a proposta do PSD.

O professor da Universidade Nova de Lisboa defende uma redução da taxa sobre o trabalho, como forma de aumentar a competitividade, mas admite duas dificuldades na aplicação desta medida.

As receitas teriam de ser aumentadas para compensar a descida da TSU e isso poderia passar por um aumento das taxas intermédias do IVA.

Um mecanismo de ajustamento que para o professor Francesco Franco é indispensável para recuperar a competitividade da economia portuguesa.