O presidente do PS, Almeida Santos, vai convocar para terça-feira uma reunião da Comissão Nacional para marcar as eleições directas para a escolha do sucessor do líder dos socialistas.
Fonte da direcção cessante dos socialistas adiantou à agência Lusa que a Comissão Nacional do PS de terça-feira - convocada na sequência da demissão de José Sócrates do cargo de secretário-geral-, apenas deverá convocar eleições directas e não o congresso extraordinário deste partido, que poderá passar para Setembro ou para Outubro.
Se este processo for aprovado o novo líder do PS deverá estar eleito pelas bases ainda Julho e convocará depois uma nova reunião da Comissão Nacional, que terá lugar ainda antes das férias do Verão.
Nesta Comissão Nacional do PS, o sucessor de José Sócrates no cargo de secretário-geral deverá então fazer eleger a sua nova equipa de direcção, o Secretariado Nacional, que também apresentará uma proposta de data e local para a realização do congresso extraordinário.
Do congresso extraordinário sairá então a nova Comissão Nacional e a Comissão Política Nacional do PS.
Na corrida à liderança do PS, deverão estar o dirigente socialista António José Seguro e o ainda líder parlamentar do PS, Francisco Assis.