O presidente da Comissão Europeia fez uma avaliação «muito positiva» da estreia do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sua primeira reunião dos chefes de Estado e de Governo da UE.
No final do jantar de trabalho dos 27 líderes europeus em que Passos Coelho assegurou que Portugal irá cumprir o programa de reformas negociado com a "troika", Durão Barroso comentou a estreia do novo primeiro-ministro português no encontro em Bruxelas.
«Mostrou que acredita no programa, mostrou convicção e também que tem as condições políticas para o levar o cabo. Diz que não só tem uma maioria de Governo mas também uma maioria ampla no país e no Parlamento. E aqui [em Bruxelas] estamos a falar a um nível mais elevado politicamente. São todos os Chefes de Governo da Europa que estão nesta reunião e que querem conhecer não apenas as condições das finanças mas também as condições de sustentabilidade politica para levar a cabo o programa», defendeu.
«Por isso fiquei, particularmente, satisfeito com a convicção que o novo primeiro-ministro português exprimiu. Acho que é importante para a confiança da Europa», acrescentou Durão Barroso.
Num declaração escrita, também os líderes europeus saudaram o «forte compromisso do recém-eleito Governo português» em implementar integralmente o programa de ajustamento.
Com a complexa situação grega a dominar a actualidade europeia, os chefes de Estado e de Governo, reunidos em Bruxelas, adoptaram uma declaração de apoio à Grécia, que alude também à situação dos outros dois Estados-membros que recorreram ao mecanismo de ajuda, Portugal e Irlanda.