Economia

Trichet exorta governos a assumirem responsabilidades

Jean-Claude Trichet Reuters

O presidente do BCE apelou aos governos da Zona Euro, nomeadamente ao italiano e espanhol, para «assumirem as suas responsabilidades» na redução dos défices.

«O que esperamos é que os governos façam o que nós consideramos ser o seu trabalho, que actuem de acordo com aquelas que são as suas responsabilidades», afirmou Trichet em declarações à rádio francesa Europe 1.

O responsável salientou que o BCE «pediu de forma extremamente clara nos últimos dias ao governo italiano para adoptar uma série de decisões que foram tomadas, e de acelerar em particular o regresso a uma situação orçamental normal».

«Pedimos a mesma coisa ao governo espanhol e pedimos a todos os governos europeus para acelerarem as decisões que tomaram a 21 de Julho», acrescentou.

Trichet especificou que pediu aos governos europeus «que confirmassem que tinham, de facto, em vigor um fundo de estabilização financeira, que poderia por si intervir em mercados secundários o mais rapidamente possível».

A crise que atravessam os mercados «poderia ter sido a mais grave desde a I Guerra Mundial se os responsáveis não tivessem tomado decisões importantes», concluiu.