Bolsa

Mercados europeus em forte queda com perspectiva de recessão

Zona Euro dr

As bolsas europeias abriram hoje em forte queda, mostrando que os investidores nervosos com as perspectivas económicas e a possibilidade de nova crise do sistema bancário na Zona Euro.

Na abertura de sessão, Paris caía 2,25 por cento, enquanto Lisboa baixava 1,71 por cento, Madrid descia 1,09 por cento e Londres desvalorizava 0,85 por cento.

Em Frankfurt, índice DAX perdia 0,51 por cento, depois de na quinta-feira ter descido mais de 5 por cento, e em Milão baixava 0,37 por cento.

A queda generalizada nas praças europeias já dura há cerca de duas semanas, sobretudo devido às preocupações sobre a crise das dívidas soberanas nos países da Zona Euro, mas também com os indícios de uma nova recessão mundial.

Na quinta-feira, o antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors afirmou que o euro e a União Europeia estão «à beira do precipício» e defendeu que os Estados-membros precisam reforçar a cooperação económica ou transferir mais poderes para a UE.

A Comissão Europeia já agendou para Novembro uma nova cimeira do G20 para debater uma nova taxa sobre as transacções financeiras que visa contribuir para o orçamento comunitário.