Economia

JP Morgan revê em baixa crescimento económico norte-americano

Bandeira dos EUA

O banco norte-americano reviu em baixa as previsões de crescimento da economia dos EUA para o quarto trimestre de 2011 e para o primeiro trimestre de 2012.

Em comunicado, citado pela EFE, o JP Morgan baixou para 1 por cento as suas previsões de crescimento dos Estados Unidos para o quarto trimestre deste ano, inicialmente estimadas em 2,5 por cento, e reviu para 0,5 por cento o crescimento económico para o primeiro trimestre de 2012, que era de 1,5 por cento.

A instituição financeira destaca que o mercado imobiliário nos Estados Unidos não demonstra «grandes sinais de crescimento», um dado negativo ao qual se une o facto de as pequenas empresas, os comerciantes, os construtores e os fabricantes enfrentarem uma conjuntura económica mais «débil».

O banco justifica esta revisão em baixa com os dados «decepcionantes» do crescimento da economia dos Estados Unidos, bem como com piores dados macroeconómicos de algumas das principais economias estrangeiras.

Há algumas semanas, o JP Morgan reviu em baixa algumas das suas perspectivas de crescimento da economia norte-americana para os próximos trimestres, mas esperava confrontar-se com uma evolução da economia para mudar as suas projecções. No entanto, face aos últimos indicadores conhecidos, as previsões do banco agravaram-se nos últimos dias.

Neste sentido, a instituição não espera que durante os próximos quatro trimestres o crescimento seja mais rápido que o que ocorreu no primeiro semestre deste ano.