Mundo

Tribunal Penal Internacional confirma detenção de filho de Kadhafi

Rebelde em festejos na Líbia Reuters

Um porta-voz dos procuradores do Tribunal Penal Internacional confirmou de que o filho do líder líbio Seif al-Islam foi detido. Entretanto, multiplicam-se os festejos dos rebeldes.

A agência Reuters avançou inicialmente que o Tribunal Penal Internacional tinha confirmado a detenção de Kadhafi, mas em poucos minutos corrigiu a informação, falando no filho do líder líbio.

Antes, o líder dos rebeldes, citado pela Reuters, tinha dito que o filho mais velho se rendeu e que o mais novo foi capturado.

A NATO afirmou que o regime de Kadhafi está claramente a afundar-se e que a transição do poder politico na Líbia deve ser pacifica e imediata.

Em comunicado, assinado pelo secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, a NATO garantiu que vai continuar a trabalhar com os lideres rebeldes líbios para reconstruir o país, uma reconstrução baseada na reconciliação nacional.

Em Bengazi, há centenas de pessoas em festejos com a bandeira do conselho de transição líbio. Em Tripoli, o cenário é parecido, com várias pessoas a espezinhar cartazes com a figura de Muammar Kaddafi.

Entretanto, pela primeira vez em seis meses voltou a haver Internet. Os rebeldes dizem que controlam toda a cidade, excepto o complexo presidencial.

Nuno Serra Fernandes