Desporto

Portugal goleia o Chipre e mantém liderança do Grupo H

Cristiano Ronaldo durante o jogo Global Imagens

Portugal venceu, em Nicósia, frente ao Chipre por 4-0 e assim mantém a liderança do Grupo H de qualificação para o Europeu de futebol de 2012.

Portugal entrou muito lento em campo, com João Pereira a ser o único que tentava desequilibrar, enquanto os seus companheiros de equipa pouco ou nada se movimentavam na frente, conta a Lusa.

E foi mesmo o lateral direito a ter a primeira grande oportunidade do jogo, aos 13 minutos, mas isolado frente a Giorgallidis não conseguiu bater o guardião cipriota.

Com os adeptos a gritarem por Messi nas bancadas, Cristiano Ronaldo e Pepe também somaram remates à baliza e tentaram disfarçar aquela que estava a ser uma exibição muito cinzenta da selecção portuguesa, antes do lance que mudou o encontro.

Aos 34 minutos, Dobrasinovic, que já tinha visto um cartão amarelo, "ofereceu" uma grande penalidade a Portugal, ao levar a mão à bola num remate de Moutinho, e foi expulso, num lance que "caiu do céu" para a equipa de Paulo Bento.

Cristiano Ronaldo, que até esse momento estava uma sombra do jogador que marcou um "hat-trick" na última jornada do campeonato espanhol, converteu tranquilamente o castigo máximo.

Mesmo em vantagem no marcador e no número de jogadores, Portugal chegou ao intervalo sem conseguir pegar no encontro, enquanto o Chipre se apresentava muito "vivo", principalmente nas laterais.

Inexplicavelmente, no regresso dos balneários, a equipa lusa deixou os cipriotas ganharem confiança e, por momentos, veio à memória o 4-4 registado no último jogo em Guimarães, com Portugal a colocar-se a jeito para sofrer o empate.

Os jogadores cipriotas demonstraram uma atitude incrível, mas com o passar do tempo acabaram por não resistir ao cansaço e recuaram muito no terreno. Portugal voltou a tomar conta do jogo, ameaçou por Ronaldo e Coentrão (atirou ao poste), sem sucesso.

Durante alguns minutos, o Chipre ainda renasceu e chegou à área portuguesa, sem perigo, e só aos 83 minutos é que Portugal, finalmente, "matou" o jogo, novamente por Ronaldo, desta vez numa jogada individual, que terminou com a bola nas redes defendidas por Giorgallidis.

O golo fez ruir por completo o espírito lutador do Chipre e os suplentes Hugo Almeida e Danny completaram a goleada, aos 84 e 90+2 minutos, com Cristiano Ronaldo a somar uma assistência no tento do avançado do Besiktas.

Portugal continua na primeira posição do Grupo H, com 13 pontos, tantos quantos os somados pela Noruega, que também esta sexta-feira venceu em casa a Islândia, por 1-0. A Dinamarca "descansou" e continua na terceira posição, com 10 pontos.

Num jogo disputado no Estádio GSP, em Nicósia (Chipre), arbitrado por Gianluca Rocchi (Itália), perante cerca de 18 mil espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:

Chipre: Giorgallidis, Poursaitidis, Merkis, Christou, Avraam, Dobrasinovic, Makridis (Nicolaou, 37), Charalambides (Alexandrou, 63), Christofi (Efrem, 80), Demetriou e Okkas.

Suplentes: Kissas, Parpas, Solomou, Constantinou, Nicolaou, Alexandrou e Efrem.

Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, Raúl Meireles, João Moutinho, Rúben Micael (Miguel Veloso, 63), Nani (Danny, 85), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Hugo Almeida, 76).

Suplentes: Eduardo, Rolando, Silvio, Miguel Veloso, Danny, Varela e Hugo Almeida.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Dobrasinovic (18 e 34), Makridis (35), Ruben Micael (36). Cartão vermelho por acumulação para Dobrasinovic (34).