Mundo

Líder do SPD trabalhista promete novo rumo para a Dinamarca

Helle Thorning-Schmidt Reuters

A primeira-ministra eleita prometeu, esta quinta-feira, perante uma multidão de trabalhistas, um novo rumo para a Dinamarca, após dez anos que, na sua óptica, tornaram o país mais desigual.

No discurso de vitória, Helle Thorning-Schmidt agradeceu a vitória e prometeu um novo rumo para a Dinamarca.

«Este é um dia de mudança na Dinamarca», afirmou Thorning-Schmidt, acrescentando que esta noite ficou comprovado que os socais-democratas são uma força política de alternativa viável para liderar os destinos da Dinamarca.

Helle Thorning-Schmidt disse ir liderar um governo de centro-esquerda, mas prometeu ser acima de tudo a primeira-ministra de todos os dinamarqueses.

Transbordando de auto-confiança, a primeira-ministra eleita avisou que a Dinamarca tem pela frente enormes desafios, em especial o combate ao desemprego, que foi o tema principal da campanha eleitoral do SPD trabalhista.

Thorning-Schmidt disse também que o próximo executivo de centro-esquerda vai criar políticas mais generosas para os desfavorecidos, deficientes e refugiados, insistindo que as políticas de direita dos últimos 10 anos resultaram numa Dinamarca mais desigual, mais egoísta e mais oportunista.

Uma diferença de 1,3 por cento garantiu a vitoria à esquerda dinamarquesa e a ascensão da primeira mulher à liderança do executivo dinamarquês. Agora, a líder do SPD trabalhista vai ter de partir para negociações para conseguir uma maioria no parlamento.