O Instituto Nacional de Estatística (INE) considera que a principal consequência para Portugal da omissão de várias dívidas por pagar da Madeira às entidades estatísticas «poderá ser diminuir a credibilidade internacional do país».
«Do ponto de vista de Portugal, a principal consequência poderá ser diminuir a credibilidade internacional do país», disse à agência Lusa uma fonte oficial do INE, quando questionada sobre as consequências que as omissões dadas a conhecer esta sexta-feira poderiam trazer para Portugal e para a Administração Regional da Madeira.
O INE explica ainda que, relativamente ao impacto no primeiro semestre, é apenas o que está contabilizado na nota divulgada e confirmou ter dado conhecimento ao Eurostat da situação.
O INE e o Banco de Portugal divulgaram, esta sexta-feira, uma nota onde informam que nas últimas semanas receberam dados que dão conta de encargos assumidos pela Administração Regional da Madeira que não foram pagos e que não foram reportados às duas entidades que apuram as contas nacionais portuguesas.
A irregularidade, considerada grave pelas duas entidades e pelo Ministério das Finanças vai obrigar à revisão dos défices de 2008 a 2010 para incluir no défice orçamental português 1.113,3 milhões de euros só nestes três anos, a maior parte (915,3 milhões de euros) a incluir em 2010.