Política

«Ajudem-me», pede Jardim aos madeirenses

Alberto João Jardim Direitos Reservados

O presidente do Governo Regional da Madeira pediu, esta sexta-feira à noite, ajuda aos madeirenses e acusou o PSD de Lisboa de não ajudar o partido na Madeira.

«Ajudem-me a levar a Madeira para a frente, ajudem-me, ajudem-me em nome do povo madeirense», afirmou Alberto João Jardim num comício em Porto da Cruz.

O social-democrata acrescentou que «o PSD da Madeira foi sempre solidário com o PSD de Lisboa», mas «o mesmo não se dizer do «PSD de Lisboa para com o PSD da Madeira».

«Não nos metemos mais em cavalarias, porque temos de regularizar a situação financeira. Não vamos nos meter em coisas agora muito caras», assegurou.

Estas declarações foram proferidas no mesmo dia em que o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística acusaram a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, facto que consideraram «grave».

Estas instituições terão recebido informações, entre o final de Agosto e esta semana, que dão conta de Acordos de Regularização de Dívidas celebrados em 2010, com um valor aproximado de 571 milhões de euros, mais 290 milhões de euros de juros de mora «que também não foram comunicados às autoridades estatísticas».

A Madeira não terá ainda comunicado encargos relativos a serviços de saúde de 2008, 2009 e 2010, em montantes de 20, 25 e 54 milhões de euros, respectivamente.