Desporto

"Leões" conseguem terceira vitória consecutiva

Jogadores do Sporting em festejos Global Imagens

O Sporting somou a terceira vitória consecutiva ao derrotar o Rio Ave, por 3-2, na quinta jornada da Liga portuguesa, depois de ter feito 2-0 nos três primeiros minutos da partida.

Schaars, na jogada inaugural do desafio, aos dois minutos, colocou os "leões" na dianteira, com remate que surpreendeu toda a defensiva dos nortenhos.

Ainda "atordoados" com o tento madrugador, de acordo com a Lusa, os vila-condenses permitiram novo golo, logo no minuto seguinte, desta vez com Wolfswinkel a aproveitar a passividade da defensiva contrária.

O início de jogo atribulado para os locais assumiu contornos de pesadelo quando, aos cinco minutos, o avançado João Tomás, um dos mais influentes do Rio Ave, saiu lesionado, após uma disputa de bola com Onyewu.

O revés obrigou Carlos Brito a lançar Christian Atsu, um jovem ganês emprestado pelo FC Porto, no desafio, numa aposta que acabou por traduzir-se num maior dinamismo do futebol dos locais.

O Rio Ave mostrou-se mais desinibido, conseguindo até ascendente sobre o Sporting, que, apesar de tudo, continuou a esboçar os remates mais perigosos.

Ainda assim, os vila-condenses mostravam carências no último passe, e apenas num par de desatenções de Rui Patrício, perante Christian e Tarantini conseguiram ameaçar o empate, antes do intervalo.

O período de descanso acabou por fazer bem aos comandos de Carlos Brito, que surgiram com ritmo para a etapa complementar, conseguindo reduzir a desvantagem logo após reatamento, com Christian a finalizar o trabalho de Yazalde, aos 49 minutos.

O Sporting acusou a resposta do Rio Ave, e apesar de uma ténue reacção após o golo, acabou por conceder o empate, pouco depois da hora de jogo, desta vez com Christian a servir Yazalde para o 2-2, aos 63.

O jogo estava em aberto, com as duas equipas empenhadas em tomar a dianteira, algo que o Sporting recuperou, aos 74 minutos, num cabeceamento de Onyewu, após canto cobrado por Capel.

De novo em desvantagem, o Rio Ave viu condicionadas a suas hipóteses de resposta quando Jean Sony foi expulso, aos 75 minutos, por acumulação, devolvendo o controlo do desafio ao Sporting, que até ao final, ainda assim, sentiu alguns "calafrios".

Após os triunfos em Paços de Ferreira, também por 3-2, para o campeonato português, e em Zurique, por 2-0, para a Liga Europa, esta é o terceiro triunfo consecutivo dos "leões", que passaram a somar oito pontos e subiram à sexta posição, enquanto o Rio Ave é a "lanterna vermelha", com apenas um.

Num jogo no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, com arbitragem de Hugo Miguel (Lisboa), perante cerca de 4500 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:

Rio Ave: Paulo Santos, Jean Sony, Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Wires, Tarantini, Vítor Gomes (Dinei, 85), Kelvin (Braga, 77), João Tomás (Christian, 06) e Yazalde.

Suplentes: Huanderson, Braga, Dinei, Saulo, Zé Gomes, Christian e Éder.

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Rodriguez, Onyewu, Insua, Elias (André Santos, 79), Rinaudo, Schaars, Diego Capel (Matias Fernandez, 85), Carrillo (Pereirinha) e Wolfswinkel.

Suplentes: Marcelo, Polga, Evaldo, Bojinov, Matias Fernandez, Pereirinha e André Santos.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Onyewu (21), Jean Sony (26 e 75), Kelvin (30), Rinaudo (35), Elias (60), Yazalde (63), Schaars (68), Vítor Gomes (80) e João Pereira (86). Cartão vermelho por acumulação para Jean Sony (75).

Redação