Economia

Grécia anuncia novas medidas de austeridade

Bandeira da Grécia

O governo grego anunciou, esta quarta-feira, novas medidas suplementares de austeridade para 2011 e 2012, incluindo despedimentos no sector público e um alargamento do leque fiscal, numa tentativa de evitar uma caótica situação de incumprimento da dívida.

O porta-voz do governo, Elias Mossialos, anunciou os novos cortes na despesa após mais de seis horas de reunião do governo.

A aplicação do «despedimento técnico» para 30 mil funcionários do sector público até ao final do ano, e novos cortes nas pensões acima dos 1.200 euros e nas pensões dos beneficiários com menos de 55 anos foram algumas das medidas anunciadas.

O porta-voz também informou que o patamar mínimo de rendimento anual sujeito à aplicação de impostos sobre os salários foi reduzido de oito mil para os cinco mil euros anuais, uma medida que também será aplicada este ano.

As medidas foram adoptadas após o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, ter informado o parlamento sobre os resultados das duras negociações que manteve na segunda e terça-feira, por teleconferência, com os inspectores da UE e FMI, os principais credores internacionais do país.